Especialidades
  • Cardiologia
A cardiologia é a área da Medicina que se ocupa não só do estudo e tratamento das doenças que afectam o coração e vasos sanguíneos mas também da promoção da saúde cardiovascular.
A avaliação de cada pessoa começa com a entrevista durante a consulta onde são anotadas as queixas / sintomas, a que se segue o exame clínico global. Colocadas as hipóteses de diagnóstico torna-se frequentemente necessário recorrer a exames auxiliares de diagnóstico para confirmar ou rejeitar alguma forma de doença cardíaca. Só assim se poderão adoptar os tratamentos mais adequados para cada um.
E como o melhor médico é aquele que consegue evitar a doença, uma área fundamental da Cardiologia é a avaliação do risco individual, a promoção da saúde e a prevenção da doença. Para o conseguir são recolhidos dados relativos aos hábitos de vida, quer sejam de actividade física, de alimentação, da presença de factores de risco (tabagismo, HTA, etc.) ou de antecedentes de doença cardiovascular em familiares próximos. Toda esta informação é conjugada com os resultados de análises e, por vezes, de alguns exames simples para determinar o risco cardiovascular cada um e recomendar medidas de correcção que incluem alterações no estilo de vida (actividade física, alimentação, controlo do peso, abandono de hábitos prejudiciais, etc.) e, em certos casos, a instituição de prescrição medicamentosa.

Algumas doenças cardíacas mais frequentes:

Designa qualquer alteração do ritmo cardíaco e o pulso torna-se irregular. Existem vários tipos e muito diversos, muitas vezes benignas e menos frequentemente poderão ter consequências graves tais como o AVC ou mesmo morte súbita. Poderão estar associadas a sintomas tais como palpitações, tonturas, desmaios (síncope), cansaço, falta de ar (dispneia)ou dor no peito.
Designa perda de transitória de consciência, com possível queda de onde poderão resultar sequelas traumáticas graves. Pode ocorrer após um curto período de sintomas (pródromos) ou ser de instalação súbita. Pode ser de causa cardíaca, neurológica ou metabólica. Obrigam a avaliação da sua causa pelo risco de repetição de novas quedas e pela possível existência de uma doença importante subjacente.
Condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo. Associa-se a sintomas de cansaço fácil, sensação de falta de ar (dispneia) com esforços mais pequenos ou mesmo em repouso, por vezes também deitado, intolerância ao esforço, edemas (inchaço) com predomínio nos membros inferiores, distensão abdominal, enfartamento precoce após refeições, redução do volume de urina ou aumento súbito de peso. Como alguns destes sintomas são inespecíficos, isto é, podem ocorrer noutras situações, torna-se necessário confirmar o diagnóstico com o auxílio de exames complementares e análises. Estes estudos são também necessários para identificar a causa desta doença (HTA, álcool, enfarte do miocárdio, angina de peito, doenças das válvulas cardíacas, doenças familiares, etc.) e para ajustar o tratamento.
O coração tem 4 válvulas cuja função é fazer com que o sangue circule num só sentido. Assim, elas abrem quando o sangue se desloca no sentido correcto e encerram a passagem quando o sangue quer refluir. Desta forma as doenças que as afectam pode provocar a redução da sua abertura (estenose) ou a incapacidade em travar o refluxo sanguíneo ( insuficiência ou regurgitação). As causas podem congénitas (presentes desde o nascimento) ou adquiridas degenerativas (da idade) ou por doenças que afectam a sua estrutura (infecções, tumores, etc.). Os principais sintomas associados a estas condições são os da insuficiência cardíaca e também tonturas, síncope ou dor no peito. A sua correcta avaliação necessita de estudos de imagem, nomeadamente o ecocardiograma. Nos casos mais graves podem necessitar de correcção cirúrgica.
Ao longo da vida é frequente a acumulação de colesterol nas paredes das artérias do coração, as artérias coronárias, sob a forma de placas ateroscleróticas. Esta acumulação resulta da influência de vários factores de risco ao longo de décadas de vida. Alguns são ambientais tais como o colesterol no sangue, a diabetes mellitus, a HTA, o tabagismo, a obesidade e o stress, outros são inerentes ao próprio indivíduo tais como os factores genéticos e familiares. Do crescimento das placas ateroscleróticas e obstrução do interior das artérias (lúmen) podem resultar várias complicações, nomeadamente a angina de peito ou o enfarte agudo do miocárdio. Geralmente a angina de peito resulta de uma obstrução severa das artérias, geralmente não completa e que não produz enfarte do miocárdio, da qual resulta a redução da irrigação de um território do músculo cardíaco (o miocárdio). Nas situações mais típicas os sintomas são a dor no centro do peito (pode surgir também desde a mandíbula até à região do estômago, nas costas ou nos braços), de tipo opressivo, aperto, peso, ardor ou queimadura, normalmente em esforço ou em situações de stress e alivia com o repouso ou com nitroglicerina sublingual. A sua duração não é superior a 10 minutos. O enfarte agudo de miocárdio resulta habitualmente de uma oclusão total de uma artéria coronária, súbita e imprevisível, formada por um coágulo sanguíneo que se forma no local de uma placa aterosclerótica. É uma situação que acarreta a morte (enfarte) de células de uma região do miocárdio por falta irrigação e que se inicia logo após os primeiros minutos de oclusão arterial. Acarreta elevado risco para a vida do doente, quer pelo enfraquecimento do coração (se a área atingida for extensa), quer pelo risco de arritmias que podem conduzir a uma paragem cardíaca, quer ainda pelo risco de rotura mecânica de estruturas do coração (válvulas, paredes do coração, etc). É exactamente por ser uma situação de elevado risco que o tratamento urgente do enfarte é tão importante e deve ser feito de imediato num serviço de urgência hospitalar. A dor que acompanha o enfarte agudo do miocárdico é por vezes semelhante à da angina de peito, mas é mais intensa, mais prolongada, geralmente mais de 20 minutos, pode surgir em repouso e acompanhada por outros sintomas tais como sudação intensa, náuseas, palidez, falta de ar. No tratamento das doenças das artérias coronárias a medicação assume um papel tão importante quanto o cateterismo cardíaco.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Cirurgia Vascular
Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dermatologia
A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas com a pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.
É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.
O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne, alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelo, hanseníase (lepra) e cancro da pele.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Carlos Monteiro
  • Endocrinologia
Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
É também nesta especialidade que se acompanham duas importantes condições médicas: a diabetes e a obesidade.
São igualmente aqui abordadas as doenças da tiroide e paratiroides, as doenças da hipófise, do pâncreas e das glândulas suprarrenais.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Patrícia Oliveira
  • Fisioterapia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Terapeuta João Chagas
  • Terapeuta Tiago Morais
  • Ginecologia e Obstetrícia
Trata-se de uma especialidade médica e cirúrgica que engloba duas importante áreas da saúde da mulher:
  • A Ginecologia, centrada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas do aparelho reprodutor feminino.
  • A Obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Patricia Almeida
  • Imunoalergologia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Magna Correia
  • Medicina Geral e Familiar
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Carlos Abreu
  • Dr. Hugo Oliveira
  • Dra. Ana Rita Aleixo
  • Medicina Estética e Cirurgia Plástica
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Rita Meireles
  • Medicina Interna
A Medicina Interna centra a sua abordagem na avaliação e compreensão do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas.
Trata-se de uma especialidade predominantemente hospitalar, dedicada ao diagnóstico e tratamento médico das diversas doenças do adulto.
Dada a sua formação abrangente, os especialistas de Medicina Interna dedicam-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de situações não cirúrgicas e de situações críticas onde ocorre a falha de vários órgãos. Atuam nos Cuidados Intensivos, assim como nos Cuidados Paliativos.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Dália Estevão
  • Nefrologia
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas com os rins.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Catarina Santos
  • Neurologia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Pedro Rosado
  • Dra. Catarina Cruto
  • Nutrição
A Nutrição trabalha com educação alimentar, ensinando boas práticas alimentares para alcançar objetivos específicos como tratar e prevenir doenças, emagrecer ou melhorar a performance desportiva procurando promover uma melhor qualidade de vida e a saúde física e emocional nas pessoas.
O nutricionista procura um equilíbrio de nutrientes que o corpo precisa para a realização plena das atividades básicas do organismo, mantendo em ordem as suas interações, reações e processos e, dessa forma, prevenir doenças, elevar a performance desportiva, melhorar a estética, trazer bem-estar e garantir a saúde global do indivíduo.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Oftalmologia
Oftalmologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e tratas as doenças dos olhos.
Algumas das patologias mais comuns em oftalmologia são: defeitos refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia), situações inflamatórias (conjuntivite, queratite, uveíte, blefarite), olho seco, cataratas, glaucoma, estrabismo e retinopatia diabética.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Sérgio Brito
  • Dr. João Gil
  • Dr. Jorge Simão
  • Ortopedia
A Ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho locomotor, tais como lesões ósseas, articulares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Otorrinolaringologia
A Otorrinolaringologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, das fossas nasais e seios perinasais, da faringe e laringe, e da cirurgia da cabeça e pescoço (glândula tiroide, tumores das fossas nasais, laringe, faringe e cirurgia plástica facial).

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Filipe Rodrigues
  • Pediatria
A Pediatria é a especialidade médica que acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança e adolescente até aos 18 anos, vigia o seu estado de saúde e diagnostica e trata as suas doenças.
O pedriatra pode receitar vacinas e exames, dar orientação sobre a adoção de medidas para hábitos mais saudáveis logo na infância.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Sofia Ferreira
  • Pedopsiquiatria
A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica na área da saúde mental infanto-juvenil, dos 0 aos 18 anos de idade. O Pedopsiquiatra atua ao nível da prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas emocionais e comportamentais das crianças, jovens e suas famílias.
Os principais objectivos da Pedopsiquiatria são a promoção de um desenvolvimento normal psicoafetivo da criança ou adolescente e a prevenção e tratamento de perturbações mentais e afetivas na esfera individual e/ou familiar.
O Pedopsiquiatra não atua exclusivamente em casos graves mas, também, quando há situações relacionadas como o fracasso escolar, comportamentos agressivos, dificuldades de relacionamento, entre outros.

Algumas áreas de intervenção da Pedopsiquiatria:

Equipa médica

  • Pneumologia
A Pneumologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e vigia a globalidade das doenças respiratórias inferiores (traqueia, pulmão e pleura).
Entre as doenças pulmonares e outras doenças respiratórias a pneumologia pode intervir em outras como apneia do sono, asma, bronquite, cancro do pulmão, infeções respiratórias, pleuresia, pneumonia, tubercolose pulmonar e enfisema pulmonar.

Exames médicos relacionados:

Patologias relacionadas com a pneumologia:

Equipa médica

  • Podologia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Psicologia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Psiquiatria e Perturb. do sono
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Joana Serra
  • Radiologia
A Imagiologia / Radiologia é a especialidade médica que permite a obtenção de imagens de diversos órgãos e sistemas, utilizando diferentes metodologias como as radiações, ultrassons ou ondas de radiofrequência, para fins de diagnóstico e terapêutica. Presta apoio a quase todas as outras especialidades médicas e cirúrgicas, facilitando o diagnóstico e a localização de inúmeras lesões e permitindo monitorizar os resultados do tratamento.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Ana Ferrreira
  • Dr. Rui Costa
  • Dr. Hugo Correia
  • Reumatologia
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dra. Margarida Oliveira
  • Serviço de Enfermagem
Lorem Ipsum

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Enfermeira Maria José Mugeiro
  • Enfermeiro Ivo Jesus
  • Terapia da fala
A terapia da fala trabalha com adultos ou crianças com dificuldades de comunicação como linguagem falada e escrita, dificuldades de fala, gaguez, distúrbios da voz, leitura e deglutição.
O terapeuta ajuda a identificar o distúrbio e é a quem compete a prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas ao nível da fala e da linguagem.

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Terapeuta Ângela Batista
  • Urologia
Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino. O urologista faz o diagnóstico, trata e acompanha os pacientes com distúrbios urológicos.
Algumas das áreas de diferenciação na Urologia são a oncologia (cancros do rim, uréter, bexiga, próstata, testículos e pénis), as doenças da glândula adrenal, a litíase do aparelho urinário (pedras do rim, uréter e bexiga), as doenças da bexiga e uretra, tais como a incontinência urinária, bexigas neurogénicas, síndrome da bexiga dolorosa, as doenças da próstata, tais como a hiperplasia benigna da próstata, as infeções do aparelho geniturinário, a urologia pediátrica e a andrologia (disfunção erétil, anomalias da diferenciação e determinação sexual e infertilidade masculina).

Exames médicos relacionados:

Equipa médica

  • Dr. Henrique Dinis

Artigos relacionados